Motas de 125cc passam a pagar imposto de circulação. Multa é três vezes o valor do selo
Motas de 125cc passam a pagar imposto de circulação. Multa é três vezes o valor do selo
Sábias que motas com 125 centímetros cúbicos de cilindrada perderam este ano a isenção de IUC (Imposto Único de Circulação) de que gozaram até aqui?
A mudança está a apanhar desprevenidos muitos motociclistas que apenas se apercebem da falha quando são avisados pelo fisco que de que o imposto está em falta. E nesse momento já estão sujeitos a uma multa que supera em três vezes o valor do "selo".
A mudança veio com o Orçamento do Estado para 2012 e entrou em vigor em janeiro. Até essa altura, as motas até 125 cm3 não pagavam IUC. Este pormenor, aliado ao facto de para as conduzir não ser necessário ter carta de motos, fez com que se tornassem um sucesso comercial nos últimos anos. No início deste ano tudo mudou e também estas motos foram chamadas a participar no esforço de consolidação orçamental.Tal como acontece com os carros, o IUC das 125 tem de ser pago até ao final do mês da respetiva matrícula.
O valor pedido é simbólico: 5,37 euros, mas nem todos os motociclistas se aperceberam desta nova obrigação fiscal, pelo que acabam por paga-lo quando são avisados da falta pelo fisco e já com uma multa para a acrescentar ao IUC.E neste caso a multa é mesmo pesada oscilando entre três a seis vezes mais do que o valor do "selo". É que, de acordo com o "preçário" em vigor, a multa é de 15 euros se o imposto for pago nos primeiros 30 dias, subindo depois para 30 euros.
Comentários
Enviar um comentário